Recriar Brassaï


Brassaï
       Gyula Halász adotando o nome de Brassaï foi um grande fotógrafo húngaro e conhecido pelo seu trabalho em Paris. Foi em Paris que este desenvolveu a sua grande carreira.
      Brassaï de nacionalidade francesa, nasceu em Húngaro no dia 9 de setembro de 1899 e o dia da sua morte foi 8 de julho de 1984 em França. O local do enterro foi no Cemitério Montparnasse.
        Quando Brassaï era jovem, estudou pintura e escultura na Academia das Belas Artes Budapeste antes de ir cumprir o serviço militar austro-húngaro até ao final da primeira Guerra Mundial. Em 1920 Brassaï estabeleceu-se em Berlim, trabalhando como jornalista e estudou na Universidade das Artes em Berlim.
   Em 1924, mudou-se para Paris onde viveu o resto da sua vida lá, estudou francês lendo o trabalho de Marcel Proust e vivendo entre os grandes artistas de Montparnasse, começando a trabalhar como jornalista. Fez amizades com grandes poetas. O seu trabalho e seu amor pela cidade levaram-no a passear as ruas durante a noite, o que fez Brassaï a começar a tirar fotografias. Depois ele escrevia que a fotografia lhe autorizava a capturar as belas noites de Paris e a beleza das ruas e jardins entre mais outras coisas, sob chuva ou nevoeiro.
       Brassaï capturou a essência da cidade em suas fotos publicando o seu primeiro livro fotográfico em dezembro de 1932, esforçou-se muito e teve imenso sucesso sendo chamado ‘’O olho de Paris’’. Para além de fotografar as noites de Paris também fotografou a vida social da cidade, óperas, balé etc.
Em 1956, o seu filme Tant qu'il aura des bêtes ganhou o prémio do filme mais original do festival de Cannes e em 1978 ganhou o prémio Nacional da fotografia francesa.


Vou recriar esta fotografia do Brassaï e trazendo-a para os dias de hoje.Proponho fazer o seguinte:


A minha turma é maioritariamente composta por meninas, portanto, eu representava elas com um camiseiro branco ou de outra cor não tão viva, um blazer preto, umas calças não tão justas mas também não tão largas, sapatinho de vela e uns brincos de pérola e um lenço que amarra ao pescoço. Poderia representar essa imagem no campo da escola Antero de Quental.
Eu escolhi esta fotografia porque estão os 5 homens juntos em convívio a observar algo que estava a acontecer no sítio com luz.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Distância focal (2)